%>
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Botucatu - CNPJ: 57.268.229/0001-29
Fone: (14) 3815-3274
  • 0
  • 1
  • 2
  • 3

Últimas Notícias

Destaques

Eleições Sindicais - SISPUMB 2022 ( 8/4/2022 )

O SISPUMB – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Botucatu estará realizando a eleição para a diretoria da entidade sindical para o quinquênio 2022 – 2027.

A eleição será realizada nos dias 11 e 12 de abril de 2022 das 8:00 às 16:00 Horas, pela comissão eleitoral constituída pela FUPESP – Federação dos Funcionários Públicos Municipais do Estado de São Paulo e NCST – Nova Central Sindical do Trabalhador do Estado de São Paulo.

Serão instaladas 4 seções eleitorais compostas de 4 urnas sendo uma urna fixa na sede social do SISPUMB na Rua Damião Pinheiro Machado, 197, Vila São Lúcio urna essa preferencial para os associados aposentados e afastados e em trânsito.

Já outras 3 urnas serão itinerantes as quais irão percorrer juntamente com seus presidentes, mesários e fiscais em todos os setores e seções da Prefeitura Municipal de Botucatu onde tenham associados com direito a votos.

Esta concorrendo ao Pleito somente uma chapa representada pela atual diretoria encabeçada pelo atual Presidente Fernando Eduardo Pascussi que é candidato a reeleição.

O Presidente do SISPUMB convoca todos seus associados quites com suas obrigações estatutárias sem débitos com a entidade sindical e com filiação sindical há mais de um ano, que exerçam esse direito democrático ao voto, destacando que um sindicato forte depende da participação de todos seus associados.

SERVIDOR MUNICIPAL COLABORA COM A SUA ARTE EM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL RECÉM INAUGURADA. ( 21/2/2022 )


O servidor público municipal Marcos Vasque, que tem cerca de 7 anos no serviço público municipal e atualmente presta seus serviços junto à Zeladoria Municipal, colaborou através de sua arte para deixar não só uma escola mais feliz e receptiva como também um bairro todo mais colorido.
“Vasque”, como é conhecido em sua assinatura artística, estava prestando seus serviços na EMEFI “Mozart Morais” do Jardim Ciranda, que estava no calendário para ser inaugurada como a primeira escola de tempo integral da zona Leste da cidade, mas aos olhos de todos, algo faltava na decoração da escola isso porque a servidora que faz os murais decorativos estava gozando de suas merecidas férias.
Foi aí que os companheiros de trabalho entregaram o talento de Vasque para o pessoal da secretaria de educação, que não se acanharam em solicitar que ele rasgasse seus traços artísticos nos murais da escola.
Desafio aceito, pincéis a obra e a admiração de todos que por ali passam, trabalham ou estudam, não demorou a surgir, os murais pintados por Vasque que viraram cartões postais para fotos da população que ali passa, se tornou também motivo de orgulho dos servidores, por ter entre nós um artista de tão boa vontade.
Parabéns
Vasque pela sua arte e que DEUS continue abençoando esse seu dom de alegrar as pessoas.
Essa é uma singela homenagem do SISPUMB – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Botucatu e de todos os servidores municipais da Prefeitura Municipal de Botucatu.
 

Servidores públicos e aposentados com doenças específicas têm direito à isenção do IR ( 16/2/2022 )

Muitas pessoas não sabem, mas servidores públicos e aposentados com certas doenças têm direito à isenção do Imposto de Renda (IR). No entanto, essa desinformação se dá por conta da Receita Federal (RF), que não esclarece como funciona o processo. 

Geralmente, a isenção do IR está ligada à expressão “portadores de doenças graves”. E, por acharem que seu caso pode não ser grave o suficiente, muitos cidadãos não procuram saber mais a respeito do benefício. 

É comum que considerem como doenças graves o câncer, as doenças cardíacas, doenças degenerativas, entre outras. Porém, existem outros tipos de doença que possibilitam a isenção do IR, dentre elas:

 

  • Doenças causadas pelo trabalho;
  • Depressão;
  • Problemas na coluna;
  • Hipertensão;
  • Arritmia;
  • Isquemia;
  • HIV não sintomático e AIDS;
  • Calcificação;
  • Hanseníase curada;
  • Sequelas neurais; 
  • Hepatite C;
  • Entre outras.

Além disso, militares, professores e profissionais da saúde têm direito à isenção do IR se a doença for causada pelas atividades do trabalho.  

Pontos importantes para isenção do IR 

Para entender melhor o processo de isenção do IR para servidores públicos e aposentados, saiba de alguns pontos importantes:

  1. Apesar de a Receita Federal informar que precisa de um laudo oficial, isso não é verdade, pois a Justiça já definiu que a doença pode ser provada até mesmo por laudos, exames e atestados particulares;
  2. Se o cidadão conseguiu a isenção a partir da data em que fez o pedido, ele poderá ingressar com ação judicial e receber os retroativos do IR pago a contar da data do diagnóstico da doença;
  3. Não é necessário ser aposentado por invalidez, nem que a doença seja o motivo pelo qual a pessoa tenha parado de trabalhar;
  4. Quem recebe pensão por morte também tem direito;
  5. A isenção do IR também alcança a previdência privada;
  6. Em caso de morte, os herdeiros podem pedir a restituição do IR;
  7. Não há necessidade de prévio requerimento administrativo.

Fonte: http://www.seucreditodigital.com.br/

Informação

                             

Assédio Moral é crime, denuncie!

O ato de praticar violência psicológica no trabalho com outra pessoa é conhecido como assédio moral. Esta prática se tornou cada vez mais recorrente, causando danos aos trabalhadores. O assédio é caracterizado pela exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. É mais comum em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinados, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego. Expor o empregado à situações humilhantes como: xingamentos na frente dos outros empregados, exigir metas inatingíveis, negar folgas e emendas de feriado quando outros empregados são dispensados, agir com rigor excessivo e colocar "apelidos" no empregado, são alguns exemplos que podem configurar o assédio moral. Se você já sofreu assédio moral, ou conhece algum companheiro nesta situação, não fique de braços cruzados,

Sindicalize-se

Juntos, somos mais fortes!

Muitas vezes, a vida nos mostra que não devemos enfrentar todas as circunstâncias sozinhos. Pessoas estão na nossa vida para com elas compartilharmos os nossos esforços e enfrentarmos juntos as adversidades.